Quinta-feira, 4 de Março de 2010

Vamos cuidar do Rio Lena!

 

CINCUP lança desafio:

ImageMargens degradadas, colectores de esgotos a passar por cima do rio, assoreamento do leito, pneus junto às margens, descargas de esgotos nas condutas de águas pluviais. Estas foram algumas das situações que a CINCUP – Cooperativa de Informação e Cultura de Porto de Mós – detectou nos 500 metros do troço do Rio Lena entre as pontas da Azenha e Vidal Homem. Este foi o troço adoptado pela Cincup, que pretende dinamizar acções de sensibilização e limpeza neste troço de rio. "Na senda do guarda-rios" é o nome do projecto local que se integra no projecto internacional Rios.
O projecto foi apresentado no dia 25 de Fevereiro, na Ecoteca de Porto de Mós. O presidente da Cincup, Eduardo Amaral, assumiu que o objectivo "passa pelo envolvimento da comunidade" neste projecto de sensibilização ambiental. A decisão de avançar com a iniciativa foi justificada pelo responsável pela capacidade de dar visibilidade ao tema, através dos meios da Cincup, detentora do jornal O Portomosense, Rádio Dom Fuas Fm e Zonatv. Eduardo Amaral acredita que o projecto "pode ser um grande laboratório de estudo e experiências", mas também a oportunidade de devolver ao Rio Lena o papel que já teve: uma fonte de vida animal e vegetal e um local de recreio da população.
Eduardo Amaral acredita que a iniciativa da Cincup possa ser o estímulo para que outros grupos adoptem troços do rio, admitindo que gostaria de ver mais projectos ao longo do troço do Lena.

Transformar azenha em centro ambiental
Além dos problemas que afectam e ameaçam o rio, a Cincup identificou também algumas potencialidades do troço à entrada na vila. Existem açudes e pegos que podem ser recuperados, permitindo alguma retenção de água, e a antiga azenha, à entrada da vila de Porto de Mós, poderia ser reconvertida num centro ambiental, exemplificou Eduardo Amaral.
O projecto conta com a parceria da Câmara Municipal de Porto de Mós, Juntas de Freguesia de São João e São Pedro, Associação Vertigem, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Simlis. Sandra Vieira, técnica da Simlis, reforçou a aposta do projecto "na participação social" que, neste momento conta com 160 grupos em Portugal, presentes em 55 municípios. De forma directa o projecto Rios mobiliza 3500 participantes, mas abrange um universo que ronda as oito mil pessoas.
Presente na sessão, José Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São João, elogiou a iniciativa e manifestou a intenção de apoiar. Os presentes deram apoio e estímulos à iniciativa, sublinhando a importância de devolver uma nova vida ao Rio Lena e recordando histórias e memórias ligadas ao rio portomosense.


Guarda-rios na Internet

Todas as novidades do projecto "Na senda do guarda-rios" vão estar disponíveis on-line, através do blogue guardarios.blogs.sapo.pt. Um espaço onde está toda a informação sobre o diagnóstico do troço do rio adoptado, um calendário onde vai ser possível acompanhar todos os passos do projecto e toda a informação sobre os parceiros e o Projecto Rios.
Os interessados em colaborar com o projecto poderão inscrever-se on-line e receber toda a informação sobre as acções que irão ser desenvolvidas.

 

jornal "O Portomosense" de 4/3/2010

publicado por guardarios às 00:00
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Água, um bem precioso...

. Projecto Rios estimula ac...

. Limpeza do Rio Lena

. EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ ...

. Vamos Limpar o Rio Lena

. Formação de Monitores do ...

. Vamos cuidar do Rio Lena!

. Apresentação Pública do P...

. Torna-te num guarda-rios....

. Imagens do troço adoptado

.arquivos

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

.tags

. todas as tags

.links

.subscrever feeds